A maneira mais fácil de ser um cidadão ativo é votar nas eleições brasileiras. No Brasil, o voto é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros aptos a serem votantes, ou seja, que tenham 18 anos completos na data da eleição. Porém, muitas vezes esse dever não é cumprido por muitos cidadãos brasileiros. Apenas comparecendo às urnas é possível se fazer presente nas escolhas políticas e decidir sobre os rumos do país.
No dia da eleição, é importante estar preparado para garantir que o seu voto seja válido. Além de ter em mãos um documento oficial com foto, é necessário apresentar um comprovante de residência no Brasil. Saiba mais sobre os documentos certos para levar na hora de votar.
Documentos necessários
Para votar no Brasil, você precisará apresentar um documento oficial com foto. Podendo ser seu passaporte, carteira de motorista ou carteira de identidade. Além disso, você precisará apresentar um comprovante de residência no Brasil.
Ou seja:
Para comprovar a sua identidade como eleitor diante dos mesários no dia da votação, é preciso que você tenha em mãos qualquer um dos seguintes documentos físicos ou digitais:
- E-Título;
- Carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho; e
- Carteira nacional de habilitação.
- Aqueles documentos poderão ser aceitos ainda que expirada a data de validade, desde que seja possível comprovar sua identidade.
Como saber se estou apto a votar?
Para votar no Brasil, é preciso atender a alguns requisitos básicos estabelecidos em lei. Em geral, é necessário ter nacionalidade brasileira, ser maior de 18 anos e estar quite com as obrigações eleitorais. Além disso, é importante estar ciente de que as pessoas que cometem certos crimes não podem votar.
Como justificar o voto
No Brasil, é possível justificar o voto de diversas maneiras. A justificativa eleitoral é um documento que comprova que o eleitor não pode comparecer às urnas no dia da eleição por motivos legais, como estar fora do país, do município de votação ou ter alguma doença grave.
Para solicitar a justificativa eleitoral, o eleitor deve comparecer a uma seção eleitoral com um documento oficial com foto e um comprovante de residência. O pedido de justificativa deve ser feito até 30 dias antes da data da eleição.
Outra forma de justificar o voto é através do abono eleitoral, que é um documento que comprova que o eleitor não poderá comparecer às urnas no dia da eleição por estar trabalhando em outra cidade
O uso da urna eletrônica
A urna eletrônica é um sistema que conta o voto, registra os votos, limpa o que foi digitado para evitar erros e impedi-lo de votar outras vezes. A urna é protegida por uma vigilância constante nos locais onde está, sendo necessária a presença do juiz eleitoral na mesma, além dos fiscais e mesários.
Para que a população não tenha dúvidas no momento de registrar seu voto, o Tribunal Superior Eleitoral criou um espaço digital para simular o funcionamento das urnas e possibilitar o treinamento para seu uso antes do dia em que o eleitor precisará ir até o seu colégio eleitoral.
Para acessar o simulador é só clicar no link à seguir:
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.