TESTAMENTO: VEJA PASSO A PASSO COMO FAZER O SEU!

Postado por:

ballpen-blur-bokeh-834897Ninguém gosta de pensar em testamento.

A própria palavra, aliás, carrega um certo estigma negativo; a sociedade ocidental tem dificuldade de lidar com a morte, o que acaba inibindo atitudes práticas, como a criação de um testamento.

Por mais doloroso que seja, no entanto, fazer um testamento é preciso.

Com isso em mente, nós, da Nobre Advogados, separamos abaixo as principais etapas pelas quais você precisa passar para fazer um testamento.

PRIMEIRO PASSO: REVISE SEUS ATIVOS

A primeira atitude que se deve tomar para dar início ao processo de criação de um testamento é uma verificação minuciosa de todos os ativos que você tem eu seu nome.

Nesse momento, é preciso não apenas verificar aquilo que você tem, mas também o estado de cada coisa; se tem um apartamento na casa, por exemplo, não basta saber que ele existe; é preciso ver se a sua documentação está em ordem – isso poderá poupar uma boa quantidade de problemas para aqueles que lhe sucederem; muitas vezes o dono do imóvel tem mais facilidade para arrumar sua documentação que seus herdeiros.

Aqui, portanto, é interessante começar a separar todos os documentos relevantes.

SEGUNDO PASSO: CONSIDERE SEUS DEPENDENTES

Dá-se o nome de dependentes a todos aqueles que estão diretamente vinculados a uma pessoa, ou seja, que dependem dela.

Conjugue e filhos são o exemplo mais comum de dependentes.

O segundo passo que se deve dar é realizar uma análise de todos os dependentes e aquilo que você gostaria que eles recebessem ao suceder-lhe.

Vale, ainda, ressaltar que não apenas dependentes podem ser contemplados; se você tem um grande amigo e deseja lhe deixar algo, por exemplo, é seu direito – para tanto, basta deixar devidamente explicitado qual é sua vontade (veja o terceiro passo).

TERCEIRO PASSO: ESCLAREÇA SUAS INTENÇÕES

A leitura de um testamento costuma ser descrita como sendo o exercício da última vontade de uma pessoa.

Sendo assim, é importantíssimo que ele seja claro e muito bem redigido, para que não haja dúvidas quanto àquilo que será feito.

O ideal, portanto, é que você procure sempre apoio profissional (vide quinto passo) e garanta que não exista nenhuma brecha em seu testamento que possa ser utilizada por alguém que tenha intenções ruins.

QUARTO PASSO: ESCOLHA UM ADMINISTRADOR DE CONFIANÇA:

É importantíssimo que você reserve algum tempo para escolher uma pessoa de sua confiança que ficará encarregada de ser o administrador de seus bens em caso de invalidez ou morte.

Seja quem for seu administrador, procure conversar com ele de antemão e deixar claro quais são suas intenções, para que não haja dúvidas no futuro.

QUINTO PASSO: BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL

Fazer um testamento é desagradável; nessa situação, somos forçados a ponderar a respeito da inevitabilidade da morte.

Essa tarefa, no entanto, não precisa ser um fardo insuportável.

Sem dúvida, se você tiver o apoio de uma empresa especializada ao seu lado, é possível tirar de letra a redação de um testamento.

Nessa hora, portanto, conte com a Nobre Advogados, uma empresa com ampla experiência de mercado, que reúne em seu escritório alguns dos melhores profissionais, que são capacitados não apenas em testamento, mas também em uma série de outras especializações.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *