Quebrei minha empresa, e agora o que faço?

Postado por:

Muitas empresas notam que os negócios não estão bem e nada fazem para mudar isso. Quando percebem, a falência já está batendo na porta e o pânico toma conta. Mas afinal, o que é falência?

Uma empresa entra em falência quando ela não consegue sustentar as suas dívidas e cumprir com as suas obrigações. Tecnicamente, pode-se dizer que é quando o passivo supera o ativo.

Se isso acontecer com a sua, o Poder Judiciário decreta falência e passa a gerenciar os bens que ela ainda tem. A intenção é que toda ou pelo menos parte da dívida seja paga com a venda de bens e o restante de dinheiro que tenha ficado.

Qual a dívida que poderá levar uma empresa a ter a falência decretada?

De acordo com a Lei n. 11.101/05:

Art. 94. Será decretada a falência do devedor que:

I sem relevante razão de direito, não paga, no vencimento , obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salários-mínimos na data do pedido de falência; (Destacamos)
”.

Como o salário mínimo fixado a R$ 998 no ano de 2019, poderia ser decretada falência de uma empresa com dívidas que somadas dessem R$ 39920 ou mais. Esse valor refere-se à soma do que é cobrado judicialmente pelos credores.

Como fazer o encerramento da falência

Para que isso possa ser realizado, é necessário pagar as dívidas da empresa. A prestação de contas deve ser feita em até 30 dias. O relatório final deve chegar ao juiz em até 10 dias.

Nesse relatório, deve constar:

  • O valor do ativo;
  • O valor do passivo;
  • Pagamentos feitos aos credores;
  • Saldo não pago.

Caso não haja nenhuma pendência, o juiz encerra a falência.

Para realizar todos esses procedimentos, é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados. A Nobre Advogado conta com profissionais aptos a acompanhar todo o processo, desde o início, até o pagamento dos credores e a solicitação para encerrar a falência.

Nosso escritório atua na área há vários anos e possui experiência em diversos casos como este e em: Direito Civil, Comercial, Societário, Tributário e Direito do Trabalho. Fazemos também os documentos necessários para registros, certidões, e legalizações, entre outros.

A nossa equipe é formada por diversos profissionais, especializados em áreas diferentes, e prontos para dar as mais variadas orientações jurídicas. Estamos prontos para proporcionar à sua empresa toda a assessoria necessária. Entre em contato conosco!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *