Compra de empresas, quais condições certas para investir?

Postado por:

adult-agreement-business-1089549

O mercado dos negócios possibilita a oportunidade de comprar uma empresa existente. Neste caso, o empreendedor deve avaliar as condições financeiras do negócio, gastos e investimentos necessários. Afinal, a compra de uma empresa pode apresentar riscos.

O que avaliar antes de comprar uma empresa?

Seja uma loja, escritório ou uma indústria, recomenda-se que o novo proprietário tenha afinidade pelo negócio, para que possa se inteirar das condições oferecidas no mercado, bem como as dificuldades enfrentadas pelo setor.

  • Avaliar o investimento

A compra da empresa tende a ser vantajosa para ambos os lados, o comprador pode recuperar o orçamento do antigo dono e realizar modificações no setor, sendo benéfico também aos funcionários. No entanto antes de bater o martelo na negociação é recomendado avaliar o valor das dívidas da empresa, se houver e analisar também a estrutura, o direito trabalhista dos funcionários e o público alvo.

Faça uma avaliação crítica e certifique que o negócio será vantajoso para o que tem como objetivo. Se o investimento for um comércio é necessário verificar a afinidade para vendas, necessidade de treinamentos, atendimento ao público e traçar pontos que queira aplicar na empresa, a fim de aumentar o rendimento financeiro.

  • Definir o melhor preço para a compra

O empresário ao vender parte ou a empresa toda deve estar aberto a negociações, porém o acordo deve ser justo para ambos os envolvidos. Portanto ter acesso ao valor dos ganhos capitalizados, retorno prévio sobre investimentos, gastos e faturas em aberto, são pontos que interferem no preço do negócio.

  • Qual capital o empresário tem acesso?

Caso o empresário queira investir em uma loja de roupas, por exemplo, o futuro proprietário pode calcular o retorno financeiro mensal e anual, para que possa ter uma base do valor líquido adquirido. O investidor precisa avaliar as condições de estoque, aluguel, compra de produtos, despesas com funcionários e acompanhar o fluxo de caixa da empresa. Dessa forma o empresário terá uma base do valor que será investido e as vantagens atribuídas.

  • Condições legais da empresa

Nem sempre uma empresa está à venda por crise financeira, mas este fator é um dos mais comuns. Neste caso é de extrema importância que seja avaliada as dívidas da empresa e negociar a compra com base nesses valores. Outro ponto importante é verificar se a empresa não dispõe de processos trabalhistas e ações na Justiça, assim o empreendedor pode exigir que o proprietário solucione as demandas antes de finalizar o acordo.

  • Acordo com funcionários

O empreendedor tem a opção de manter os antigos funcionários ou encerrar os contratos, portanto costuma-se demitir os colaboradores e iniciar um novo acordo, dessa forma, o antigo proprietário oferece todos os direitos trabalhistas ao servidor, sem prejudicá-los com a nova fase da empresa.

Consulta com advogados antes de comprar uma empresa

A Nobre Advogados dispõe de um quadro de funcionários experientes em orientar e avaliar as condições da empresa, antes que o cliente finalize um acordo. Consulte nossa equipe!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *