ABRINDO UMA FRANQUIA: O QUE É PRECISO SABER?

Postado por:

rawpixel-665399-unsplash

Empreender é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Por essa razão, milhares de brasileiros estão constantemente à procura de oportunidades de ter seu próprio negócio. Dentro desse contexto, abrir uma franquia costuma ser uma das opções mais buscadas.

Investir em uma franquia, contudo, não é tão simples quanto parece; é preciso agir com muita cautela, para garantir que você não esteja investindo em algo que irá lhe prejudicar financeira e legalmente.

Pensando nisso, nós, da Nobre Advogados, preparamos um breve texto no qual falamos sobre as principais informações que você precisa saber antes de investir em uma franquia. Confira!

ESTUDE OS SEGMENTOS DISPONÍVEIS

Se você deseja abrir uma franquia, o primeiro passo é observar o mercado com calma e ver quais oportunidades existem. Nesse momento, tenha em mente que não é porque você vê uma determinada empresa abrindo diversas lojas por aí que esse será um bom investimento – muitas vezes, aliás, um aumento expressivo no número de lojas é um sinal ruim, já que significa que o mercado está ficando saturado.

Uma boa pedida é buscar sites ou até mesmo publicações especializadas em franquias, já que os mesmos poderão lhe dizer os pormenores das principais empresas.

QUANTO DINHEIRO É PRECISO?

Cada franquia irá requerer um investimento inicial diferente; empresas maiores, que já são mais conhecidas e desejadas costumam precisar de um investimento maior.

A maior parte dos especialistas, contudo, recomenda que você tenha guardado o equivalente a 3 vezes o custo do investimento inicial; se o custo inicial do negócio é 50 mil, é recomendável que você tenha pelo menos 150 mil guardado.

Vale ressaltar, ainda, que além do custo inicial, você terá que pagar um valor de royalties mensal e, as vezes, repassar uma parte de seu lucro, portanto estude muito bem as condições oferecidas por cada empresa.

AVALIE (BEM) O CONTRATO QUE LHE É OFERECIDO

O segmento de franquias é regido por uma série de leis e regras que precisam ser cuidadosamente seguidas e respeitadas, como por exemplo a lei Nº 8955/94.

Caso você não saiba, essa lei conta com 11 artigos que tratam do regulamento do franchising brasileiro. Alguns dos pontos mais interessantes dessa lei são:

  • O franqueador deverá fornecer uma Circular de Oferta de Franquia (COF) para o franqueado; tal documento deverá conter uma série de informações a respeito da operação da franquia, para que o interessado tenha plena consciência daquilo em que ele estará investindo;
  • O franqueado deverá receber uma lista com informações a respeito de todos os franqueados, tanto atuais como passados, para que eles possam entrar em contato com o mesmo e ver a experiência que os mesmos tiveram;
  • O franqueador deverá oferecer certo nível de suporte técnico ao franqueado.

Fora isso, existe uma série de outras informações importantes, que precisam ser conhecidas e bem estudadas; a lei de franquia é simples, porém bastante abrangente.

CONTE COM APOIO PROFISSIONAL

Investir em uma franquia é uma atitude que pode mudar o rumo de sua vida profissional; se o investimento for bem feito, haverá uma série de frutos para colher; se for ruim, os problemas serão igualmente volumosos.

Por conta disso, é altamente recomendável que você tenha sempre apoio profissional; se você está inseguro a respeito do contrato ou das implicações legais do mesmo, não deixe de buscar o auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de assunto, como por exemplo a Nobre Advogados, que está no mercado há anos, possuindo ampla experiência em uma série de segmentos empresariais distintos.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *